Sabe porque deve usar um creme de olhos? E que tipo de creme de olhos?
Depois do verão, de volta ao ritmo acelerado do dia-a-dia, a prioridade é manter o ar descansado das férias! Vamos focar-nos no contorno dos olhos, que é onde surgem os primeiros sinais de cansaço.
A pele do contorno dos olhos é muito fina, seca e delicada. Não produz os lípidos naturais que, no resto do corpo e rosto, protegem da desidratação.
Por baixo da pele, o contorno dos olhos é uma área muito irrigada por vasos sanguíneos e linfáticos. À menor perturbação dessa circulação, a zona fica congestionada e inchada. Com o tempo, as olheiras instalam-se e os papos acentuam-se, podendo agravar a flacidez da pele.
Se identificar a origem, será mais fácil resolver: stresse, perturbações do sono, má alimentação, alterações hormonais (gravidez, menopausa, alguns contracetivos que causam retenção de líquidos), o processo natural do envelhecimento, são algumas causas frequentes.
Se ainda não usa, inclua um creme para o contorno dos olhos na sua rotina de cuidados diários para a pele. Há fórmulas específicas para preencher, hidratar, proteger, descongestionar, refirmar , iluminar e com ação corretora antirrugas - para todos os tipos de pele e idades. Lembre-se: quanto mais cedo começar a ter este cuidado, mais jovem permanecerá a pele nesta zona do rosto.
Dicas para reforçar a eficácia do seu creme de olhos
- Guarde o seu creme de olhos no frigorífico - o frio tem efeito descongestionante.
- Aplique na zona do osso, evitando chegar muito perto do olho.
- Aplique com movimentos suaves, na parte superior e inferior do contorno dos olhos. Com a ponta do dedo, espalhe delicadamente com pequenas pancadinhas, de forma a ativar a microcirculação.
Causas de diferentes tipos de olheiras
Olheiras azuladas: quando a circulação sanguínea é má, o sangue acumula-se nos vasos capilares e o seu tom escuro vê-se à transparência, pois a pele é muito fina.
Olheiras acastanhadas: quando, além da circulação, também há excesso de pigmentação. Afeta principalmente as pessoas morenas. A exposição ao sol agrava estas olheiras.
Papos inchados: resultam da retenção de líquidos, por má drenagem do sangue e da linfa.
Papos descaídos: com a idade, a pele descai e passa a ser um problema (também) de flacidez cutânea.