Como é a estrutura do cabelo?
O primeiro passo para compreender a estrutura do cabelo é aprofundar os conhecimentos sobre a fibra capilar, que não é nada mais do que um filamento de forma cilíndrica formado por queratina que nasce e cresce no couro cabeludo. Este filamento é composto por proteínas, lípidos, oligoelementos, água e pigmentos, e sua função é proteger-nos das agressões externas. É por isso que se encontram espalhados por todo o corpo, com exceção das palmas das mãos e dos pés, embora na cabeça seja onde crescem em maior tamanho e abundância.
Relativamente à estrutura do cabelo, podemos dividi-la nas seguintes partes:
● Papila dérmica: formada por células dérmicas e vasos sanguíneos repletos de nutrientes, está localizada na base do bulbo piloso e a sua missão é transportar o alimento e o oxigénio necessário para o crescimento e a estrutura do cabelo.
● Bulbo piloso: é a zona mais vascularizada e o centro de produção do cabelo, no qual se desenvolve a mitose e a pigmentação. O bulbo também fornece os nutrientes necessários para que o cabelo cresça forte e saudável.
● Raiz: a raiz começa no folículo piloso. Podemos encontrá-lo na pele do couro cabeludo. Nesta área estão localizadas as glândulas sebáceas, além da papila dérmica que é responsável por proporcionar os nutrientes do sangue ao cabelo.
● Glândula sebácea: é a responsável por manter a lubrificação e prevenir a secura do cabelo, mas um excesso de sebo pode provocar um aspeto oleoso do seu cabelo.
● Fio de cabelo: é aqui que vemos o crescimento do cabelo e podemos determinar a sua estrutura e a fase do seu ciclo de vida. Se conseguíssemos observar um fio de cabelo num microscópio, conseguíamos distinguir três partes: a medula, o córtex e a cutícula.
- Medula: encontra-se no núcleo do cabelo, formada por células de queratina macia ligadas umas às outras.
- Córtex: contém melanina que é visível através da cutícula, que é transparente. O córtex contém substâncias fibrosas formadas por queratina e fornece a forma e a elasticidade do cabelo. Para que as ligações entre a queratina e as fibras capilares possam ser estabelecidas, é essencial que a água ou outros agentes hidratantes atravessem a cutícula até ao córtex. A elasticidade e a resistência do mesmo dependem disso.
- Cutícula: formada por camadas de queratina dura com aspeto de telhas ou escamas, é a camada superficial do cabelo responsável por proteger a fibra capilar.
O cabelo e a sua estrutura determinam os cuidados e tratamentos a aplicar?
Problema 1: cabelo seco e danificado
O cabelo seco e danificado é um dos problemas mais comuns, especialmente em cabelos compridos.
Diagnóstico: pode dever-se tanto a fatores externos (utilização contínua de instrumentos que utilizam calor, colorações, fatores ambientais, etc.) como a problemas internos (falta de hidratação na fibra capilar, má alimentação ou até mesmo alterações hormonais).
Solução: para recuperar a saúde do seu cabelo nada melhor do que recorrer à tecnologia Bonding de Bond Repair, o ritual de quatro passos da L’Oréal Paris formulado com ácido cítrico que penetra no córtex capilar, reconstruindo onde outros não chegam: as ligações internas da fibra capilar quebradas a nível molecular. Um tratamento plex completo que poderá fazer você mesma em casa.
1. Bond Repair Rescue Pré-shampoo. O primeiro passo para fortalecer a fibra capilar a partir do interior. Graças aos 12% de ácido cítrico penetra no interior do córtex capilar e regenera as ligações capilares quebradas.
2. Bond Repair Shampoo. Para uma lavagem suave e sem sulfatos.
3. Bond Repair Condicionador. Maximiza a facilidade de desembaraçar e o cuidado da fibra capilar, ao mesmo tempo que aumenta as propriedades reparadoras.
4. Bond Repair Sérum sem enxaguar. Com lípidos nutritivos, emolientes e polímeros nutritivos para proteger o cabelo contra quebras.
Problema 2: pontas espigadas
As pontas espigadas são formadas pela quebra longitudinal na extremidade do fio de cabelo, quebrando a estrutura do cabelo.
Diagnóstico: se notar as pontas do cabelo espigadas é devido a agressões externas, tais como fatores climatéricos, mecânicos, físicos ou químicos. Como resultado, sentirá as pontas muito secas e danificadas devido aos danos produzidos na cutícula capilar.
Solução: as suas pontas precisam de nutrição extra. Experimente o Óleo Extraordinário Nutrição Intensa para cabelo seco, enriquecido com 6 flores preciosas para um cabelo nutrido, hidratado e com brilho infinito.
Problema 3: cabelo com nós e emaranhado
Diagnóstico: se notar que o seu cabelo se embaraça mais do que o normal, isso deve-se certamente à falta de condicionamento e hidratação que provoca secura na cutícula do cabelo, o que, por sua vez, favorece a formação de nós.
Solução: o seu cabelo precisa de um estímulo de hidratação, que pode proporcionar-lhe com a gama de produtos Elvive Hidra Hialurónico para cabelo desidratado potenciada com ácido hialurónico. E para obter um cabelo saudável e sem nós em apenas oito segundos, pode utilizar Magic Water com tecnologia lamelar que desembaraça o seu cabelo de forma imediata.
Problema 4: cabelo apagado e sem volume
Diagnóstico: talvez o seu cabelo esteja apagado, sem volume e enfraquecido.
Solução: a gama Elvive Hidra Hialurónico não pode faltar nos seus cuidados diários; além disso, aconselhamos que, após o shampoo e o condicionador, aplique a Máscara intensiva Hidra Hialurónico durante cerca de três minutos e enxague abundantemente. Pode completar o tratamento duas ou três vezes por semana com Magic Water, após o shampoo, aplique diretamente no cabelo húmido, dos comprimentos às pontas, massaje durante 8 segundos e enxague. Notará a diferença, porque funciona em todos os tipos de cabelo, desde os compridos e apagados até aos secos e frisados.